Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rigeo.sgb.gov.br/handle/doc/941
Registro completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorPINTO, Eber José de Andrade
dc.contributor.authorLIMA, José do Espírito Santo
dc.contributor.authorDAVIS, Elizabeth Guelman
dc.contributor.authorSILVA, Alessandro José da
dc.contributor.authorDANTAS, Carlos Eduardo de Oliveira
dc.contributor.authorPALMER, Luiz Rafael
dc.contributor.authorMONTE-MOR, Roberto Cézar de Almeida
dc.date.accessioned2013-12-19T16:34:55Z
dc.date.available2013-12-19T16:34:55Z
dc.date.issued2010
dc.identifier.citationPINTO, Eber José de Andrade; LIMA, José do Espírito Santo; DAVIS, Elizabeth Guelman; SILVA, Alessandro José da; DANTAS, Carlos Eduardo de Oliveira; PALMER, Luiz Rafael; MONTE-MOR, Roberto Cézar de Almeida. Estimativa da recarga natural do aquífero livre de uma sub-bacia da bacia representativa de Juatuba (MG) aplicando o método da variação dos níveis d’água (VNA). In: CONGRESSO BRASILEIRO DE AGUAS SUBTERRANEAS, 16.; ENCONTRO NACIONAL DE PERFURADORES DE POCOS, 17., 2010, São Paulo. Anais [...]. São Paulo: CBAS, 2010.
dc.identifier.urihttps://rigeo.sgb.gov.br/handle/doc/941
dc.description.abstractO método da variação de níveis d’água para estimativa de recarga dos aquíferos livres (VNA) é aplicável somente em aquíferos não confinados e necessita para seu emprego, além do monitoramento dos níveis d’água em um ou mais piezômetros, da estimativa da porosidade efetiva. As incertezas geradas na estimativa por esse método estão associadas à limitada acuidade na determinação da porosidade efetiva. O presente artigo apresenta uma descrição resumida do método da VNA e sua aplicação em uma sub-bacia da bacia representativa de Juatuba, localizada na região metropolitana de Belo Horizonte. Também são apresentadas as características fisiográficas da área em estudo, ou seja, uma sub-bacia do ribeirão Serra Azul, especificamente a área de drenagem da estação fluviométrica de Pasto Grande, código 40810800, com superfície de 55,6 km². Os resultados preliminares da aplicação do método da VNA, utilizando os dados do monitoramento da sub-bacia no ano hidrológico 2008/2009, indicam que a recarga do aquífero livre, a variação do armazenamento e a evapotranspiração de água subterrânea corresponderam a, respectivamente,|35,2%, - 0,7% e 18,4% da precipitação média sobre a área em estudo
dc.languagept_BR
dc.subjectHIDROGEOLOGIA
dc.subjectÁGUA SUBTERRÂNEA
dc.subjectMONITORAMENTO
dc.subjectVARIAÇÃO DOS NÍVEIS D’ÁGUA (VNA)
dc.subjectAQUÍFERO LIVRE
dc.subjectCONGRESSOS
dc.subjectBRASIL
dc.subjectSUDESTE
dc.subjectMINAS GERAIS
dc.subject.ddcBELO HORIZONTE
dc.titleEstimativa da recarga natural do aquífero livre de uma sub-bacia da bacia representativa de Juatuba (MG) aplicando o método da variação dos níveis d’água (VNA)
dc.typeWorking Paperpt_BR
dc.localSão Paulo
Aparece nas coleções:Trabalhos Apresentados em Eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
evento_PAP004229.pdfproducao cientifica6,44 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


O uso do material disponibilizado neste repositório deve ser feito de acordo e dentro dos limites autorizados pelos Termos de Uso.